ensino particular

Escola canadense abrirá franquia em Santa Maria

Roberto do Espírito Santo

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Renan Mattos (Diário)
Local ainda é um canteiro de obras, mas a partir de fevereiro de 2021 deve receber as cinco primeiras turmas 

Santa Maria terá mais uma opção de ensino particular em 2021. É a escola Maple Bear, uma franquia canadense que promete iniciar suas atividades com cinco turmas de Educação Infantil. As aulas e demais atividades no primeiro ano terão imersão total no idioma inglês. Já a filosofia de aprendizagem será holística, com desenvolvimento integral do aluno nos aspectos físico, social e emocional. No dia 15 de outubro fica pronta uma sala modelo para visitação de pais interessados em matricular seus filhos. Por enquanto, em vez de educadores e alunos, apenas trabalhadores nas obras.

UFSM abre 750 vagas para cursos a distância na área da educação

Localizada na BR 158, entre o trevo da Uglione e o viaduto da Rua Duque de Caxias, a Maple terá também Ensino Fundamental e Médio, que serão oferecidos a partir de 2022. A ideia é formar no próximo ano cinco turmas com crianças de 1,5 a cinco anos.

- A Maple será um pedacinho do Canadá em Santa Maria -  diz Márcia Mariano da Rocha, uma das sócias da franquia juntamente com Bibiana Crossetti, Luiz Felipe Stoever e Juliana Bitencourt.

A proposta, segundo Márcia, é que a criança seja protagonista no processo de aprendizagem e o professor um facilitador, salienta ela, que é neta do fundador da Universidade Federal de Santa Maria, José Mariano da Rocha Filho.

Outra novidade é a cozinha que vai preparar pratos com alimentos saudáveis para os alunos, que virão da própria horta, explica, Luiz Felipe Stoever. A escola terá uma nutricionista que vai programar a alimentação, que não deverão levar lanches.

- Será uma alimentação balanceada e saudável, com verduras, legumes e frutas inclusive -  diz Márcia.

A energia será gerada a partir de 75 placas solares, além de 100% de aproveitamento da água da chuva. Ao todo, serão em torno de dois mil e trezentos metros quadrados de área construída em dois andares, incluindo também uma quadra coberta. As aulas estão previstas para iniciarem no mês de fevereiro de 2021. Serão aceitas crianças a partir de 18 meses de idade.

PRÓXIMAS TURMAS 
A imersão total no idioma inglês no primeiro ano com as turmas da educação infantil se dá porque em 2022, o ensino será bilíngue. Em 2021 os alunos da Educação Infantil receberão aulas de Matemática, Ciências e Língua Inglesa em inglês. Já História, Geografia e Português serão ministrados em português. 

Egresso da UFSM é o novo diretor geral do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais

FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Todos os professores devem ter fluência na língua inglesa e já estão recebendo formação e treinamento com educadores canadenses. Esses orientadores virão constantemente a Santa Maria.

- São professores com mais de 30 anos de experiência no Canadá para dar esse suporte - informa Márcia.

Essa formação e atualização terá momentos presenciais, com a equipe pedagógica, tanto aqui como em São Paulo, além de treinamentos online.

EDUCAÇÃO INFANTIL
No andar térreo ficaram as salas das turmas da Educação Infantil. São amplas, com 70 metros quadrados mais uma varada, além de banheiro, perfazendo um total de 87 metros quadrados.

- O tamanho das salas é padrão na Maple, seja no Brasil ou no exterior - explica Luiz Felipe.

O prédio também terá um elevador, salas da coordenação, direção, de atendimento aos alunos, de reuniões, de especialização, e atendimento às famílias, além da recepção, e banheiros. O ritmo das obras é forte para o primeiro contato com a comunidade que será em outubro, com a finalização de uma sala onde os primeiros alunos serão recebidos no próximo ano.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Professoras da UFSM participam de pesquisa sobre alfabetização remota

Próximo

VÍDEO: instituto aposta em treinamentos e parcerias para ajudar empresariado local

Educação